Logo Gava

Com experiência em projetos e obras corporativas, A GAVA possui soluções para diversas áreas e atividades, buscando sempre executar projetos de arquitetura com precisão e compromisso aliados à bases primordiais de um trabalho com qualidade e inovação respeitando sempre o orçamento e expectativas de nosso clientes.

Arquitetura Full Service em São Paulo

Edifício Landmark Nações Unidas

Av. das Nações Unidas, 12399, CJ131B

São Paulo, São Paulo 04578-000, BR

+55 11 5093-9691

contato@gava.arq.br

Top
Image Alt

GAVA

tecnologia na arquitetura

A tecnologia é um assunto que tem dominado boa parte da nossa vida e a arquitetura nunca ficou alheia à ela. Com o desenvolvimento dos computadores, softwares foram criados para ajudar os arquitetos, engenheiros e designers de interiores a não só melhorar a execução dos seus desenhos de projetos, mas também a planejar melhor a execução de obras e dar ainda mais complexidade às suas criações. Abandonando a prancheta e a régua, a arquitetura rapidamente se tornou uma profissão altamente influenciada pela tecnologia. 

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre o que a sua empresa tem a ganhar com a tecnologia nos projetos de arquitetura e interiores e como  incorporar o desenvolvimento tecnológico no seu escritório.

 Otimização de tempo

O processo lento e trabalhoso de se debruçar sobre a prancheta para desenhar estruturas e vegetações a mão foi substituído pelo movimento do cursor sobre o fundo infinito da tela de um computador. Para aqueles que dominam o software, alguns comandos digitados no teclado e cliques criam rapidamente uma planta baixa.

E pensando na facilidade de elaboração do projeto até o planejamento e execução dele, a otimização do tempo também acontece pela facilidade de fazer mudanças ou ajustes necessários, diminuindo substancialmente o prazo para a execução do projeto. 

Um projeto de arquitetura, de longe, pode até parecer que se resume a uma série de desenhos técnicos, mas de perto sabemos que envolve muitas outras atividades operacionais. Escrever relatórios, preencher planilhas e elaborar outras tarefas relacionadas à dados podem ser muito mais fácil (e rápido) com a ajuda de softwares de elaboração e organização de documentos. 

Suporte para projetos mais complexos 

Outro aspecto muito importante na incorporação da tecnologia na arquitetura é a possibilidade de inserir cada vez mais complexidade para os projetos, seja colocando mais detalhes num projeto 3D para apresentar para o seu cliente ou para ousar criar formas inovadoras. 

Embora já existam há algum tempo, as ferramentas de modelagem 3D e o uso de realidade virtual são dois serviços que pode garantir um diferencial para o cliente. Cada vez com gráficos mais avançados, eles dois recursos oferecem uma visualização do projeto de uma forma mais simples e intuitiva para o cliente. Dessa forma, os arquitetos dissolvem a dificuldade de fazer os clientes ou aqueles que não conhecem a linguagem gráfica da arquitetura entenderem seus projetos em plantas baixas ou cortes. 

A tecnologia de Automação do Uso da Informação, ou, BIM (do inglês, Building Information Modeling), que tem ganhado força no Brasil desde 2010, permite aos arquitetos e engenheiros a criarem digitalmente modelos precisos e integrados da edificação, incluindo informações mais complexas que compõem o ciclo de vida da construção. Uma forma de lidar com muitas informações que um projeto oferece, a tecnologia BIM é utilizada em softwares tradicionais da arquitetura como o CAD.

Em dia com o futuro

As tecnologias disponíveis para serem utilizadas por arquitetos e engenheiros atualmente é extremamente vasta. Sobre o nome de BuildTech, diversas startups de tecnologia estão se dedicando para o desenvolvimento de aplicativos e ferramentas que auxiliam empresas de engenharia e arquitetura no planejamento e execução dos seus projetos. 

Drones, máquinas de corte à laser, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e aumentada, são algumas tendências das tecnologia que estão sendo cada vez mais incorporada não somente nos escritórios de arquitetura, mas também no canteiro de obras. As inteligências artificiais promovem um gerenciamento mais inteligente, com levantamentos preciso e identificação de possíveis incidentes, aumentando a segurança dos trabalhadores e a otimização do trabalho. 

Diferencial competitivo para sua empresa

A tecnologia hoje se desenvolve tão rápido que pode ser um pouco difícil se manter antenado às novidades do mercado. Mas, para se manter atualizado na carreira, é preciso ficar atento às novidades do mercado na área. A melhor forma de lidar com a tecnologia é aproveitar todos os benefícios dela, seja naquelas atividades mecânicas e repetitivas, ou para se expressar criativamente, explorando-a ao máximo. 

Tecnologia na arquitetura e interiores: conheça nosso projeto do JD. das Perdizes

Especialmente para os arquitetos e empresas que estão iniciando sua carreira, a questão tecnológica é extremamente importante. Entender como o mercado está absorvendo estas tecnologias e incorporando-as nas suas práticas é uma forma de explorar as possibilidades. Outra, é se especializar no uso de alguns softwares específicos, oferecendo o máximo de qualidade de um recurso para os seus cliente.  Empresas que dominam o uso de uma nova tecnologia podem usá-las como o seu diferencial, oferecendo um recurso ou serviço que outras empresas não possuem. 

No entanto, com as rápidas transformações, é importante não somente acompanhar as novidades do mercado, mas manter-se em constante atualização. 

Faça um comentário